domingo, 22 de maio de 2011

Sua expectativa de vida aumenta 6 horas ao dia

James Vaupel, diretor e fundador do famoso Instituto Max Planck  de Pesquisas Demográficas de Rostock, Alemanha, onde preside o Laboratório de Sobrevivência e Longevidade, afirma que nossa expectativa de vida está crescendo cada vez mais rápido em todo mundo. Este incremento é tão acelerado hoje em dia que podemos dizer que para cada dia vivido, devemos incrementar 6 horas a mais na expectativa de vida.

Seis horas ao dia pode não parecer muito, mas para cada 6 meses decorridos, a expectativa de vida aumenta em 5 semanas. Em 10 anos, ganharemos 2 anos e meio.

Parece surpreendente que a expectativa de vida aumente tão rapidamente, mas basta dar uma olhada na linha do tempo para comprovar o que está ocorrendo: a expectativa de vida no ano 1909 era 25 anos menor que a de hoje. No ano 2109, se seguir esta progressão ascendente, aumentaremos 25 anos a mais a nossa vida (se não existir nada que impeça).

Mas de que depende exatamente que algumas pessoas cheguem aos cem anos e outras morram, por exemplo, aos 70 anos? Segundo Vaupel, só 3 % de nossa longevidade é determinada pela longevidade de nosso pai, e outros 3 % pela longevidade de nossa mãe. Em resumo, nossos genes só influenciam 25 % em nossa longevidade.

- "Os fatores genéticos não são tão importantes", explicou Vaupel. - "Até os gêmeos idênticos demonstram que somente 35 % de sua longevidade pode ser explicada por médio de seus gens idênticos. O restante depende das decisões que tomem e dos acontecimentos que se produzam em suas vidas".

Por conseguinte, nossa longevidade depende de nosso estilo de vida. 10%, por exemplo, determina-se já no útero: segundo os hábitos de nossa mãe, como fumar e beber.

Curiosamente, também há outras variáveis em nossa expectativa de vida que com frequência passamos por alto: por exemplo, o lugar onde vivemos. Por exemplo, os habitantes de Andorra têm uma das expectativas de vida mais elevadas do mundo: 83,53 anos.

Como grupo, as mulheres do Japão são as que mais vivem do mundo, com uma média de 86 anos. Os homens que mais sobrevivem são os de San Marino, uma república de 61 quilômetros quadrados rodeada pela Itália, onde a expectativa de vida é de 80 anos.

O lugar com a pior expectativa de vida é Suazilândia, ao sul da África, com uma média de 31,99 anos. Depois vêm Angola, Zâmbia, Zimbabwe e Lesoto.

O Brasil ocupa o posto número 92 com uma média de 72,4 anos; 68,8 para os homens e 76,1 para as mulheres.



div><div><span style="width: 2.4em; display: inline-block; text-align: center; border: 1px solid rgb(128, 128, 128); background-color: rgb(19, 62, 19);">&nbsp;span>&nbsp; +75div><div><span style="width: 2.4em; display: inline-block; text-align: center; border: 1px solid rgb(128, 128, 128); background-color: rgb(73, 144, 8);">&nbsp;span>&nbsp; +73div><div><span style="width: 2.4em; display: inline-block; text-align: center; border: 1px solid rgb(128, 128, 128); background-color: rgb(152, 219, 17);">&nbsp;span>&nbsp; +71div><div><span style="width: 2.4em; display: inline-block; text-align: center; border: 1px solid rgb(128, 128, 128); background-color: rgb(255, 212, 42);">&nbsp;span>&nbsp; +69div><div><span style="width: 2.4em; display: inline-block; text-align: center; border: 1px solid rgb(128, 128, 128); background-color: rgb(255, 0, 0);">&nbsp;span>&nbsp; +67div><p class="iteminfo" align="right">Fonte: <a href="http://www.sciencedaily.com/releases/2010/03/100324142121.htm">Science Dailya>.p>
div>

   +75
   +73
   +71
   +69
   +67


13 Comentários:

fattima disse...

seu blog é informativo muito bom seu trabalho!

Karla Hack dos Santos disse...

Que legal...!
Bem interessante a estatística das horas... Sorte a minha morar num estado de +75!
hehe

:D

Rubi disse...

Nossa *-* não sabia disso. Super interessante.

the company of rock disse...

PO q bom quro viver bastante kkk



http://slayerbrasil.blogspot.com/2

Adriano Silva disse...

Que bom neh , e que a qualidede de vida para quem tem condiçoes e quer melhorar e facil


Belo post



http://micoxadrez.blogspot.com/

Mari Fagundes disse...

Bom, espero viver muito se eu tiver saúde pra isso, caso contrário, prefiro deixar logo esse corpo e partir pra uma melhor. Gostei muito do seu blog.
Se puder passa lá:
http://jornaldecabeceira.blogspot.com=* 

Niko disse...

Interessante, a alimentação influencia bastante também!

Jonathan... disse...

Isso acontece pois a qualidade de vida em alguns países tem melhorado também

Rejane Marques A. disse...

Então a conta é a seguinte:
Pra cada 24h perdidas, ganhamos mais 6h?!?!
Aff... o resultado ainda é complicado. Gosto nem de pensar.

Mas pra quem não tinha nem essas 6h pra calcular... Já é lucro.

Posta esclareceder rsrs

Vou nessa,
Abraços!

http://cafeeagua.blogspot.com
http://redutonegativo.blogspot.com

OzMose - TClassic disse...

Daqui à pouco estamos igual tartaruga... vivendo 150 anos.

E a população mundial vai crescendo num ritmo alarmante!

TClassic
www.ozmosecerebral.com.br

றαяo¢α disse...

...Espero ter muita saúde pra viver todos meus anos estimados..rs..Valeu pela informação, parabéns pelo blog.

Andre disse...

O difícil é aumentar 6 horas para aquela brasileira com 115 anos, que está no Guiness como a mulher mais velha do mundo!!!

Postar um comentário

  ©Marujo da Net - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo