quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por que os orientais tem olhos puxados?

A fenda palpebral, aquele espaço entre a pálpebra superior e a inferior, é menor nos orientais (incluem japoneses, chineses, coreanos e outros povos). Isso porque estes povos vivem (e viviam no passado) em regiões extremamente frias, o que se tornou necessária esta redução na fenda.

Os olhos puxados pode ser um resultado da evolução genética de etnias constituídas em áreas frias do planeta. Este formato não serve apenas para diferenciar os povos, ele foi adquirido com uma importante função: proteger os olhos e o sentido da visão das baixas temperaturas e da grande luminosidade provocada pelo reflexo do sol na neve.


A radiação ultravioleta refletida pela neve pode causar um tipo de cegueira momentânea, além de catarata e lesões de retina. Isso explica de alguma forma, o sucesso dos povos de olhos puxados na seleção natural. Ou seja, aquelas pessoas que adquiriam essa proteção sobreviveriam melhor e passavam seu gene para seus descendentes. Assim, em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou uma “marca” para os povos orientais. Mas vale a pena ressaltar, que mesmo com a fenda palpebral muito reduzida, os orientais enxergam muito bem. Esta característica é apenas uma adaptação ao frio.

A raça acabou se tornando “apurada” e os orientais carregam em seus genes esta característica e mesmo se tiverem filhos com ocidentais, correm o risco (e geralmente é assim) de passar essa redução para os descendentes. Muito interessante!

Fonte: diariodebiologia

15 Comentários:

Afrodite S2 disse...

tai uma coisa que eu não sabia,kk

muito legal

participe dos sorteios no meu blog

beijos a todos

http://dicasdaafrodite.blogspot.com/search/label/vintage

Anonymous disse...

Oi trata-se a 1ª vez que vi a tua página e adorei imenso!Espectacular Trabalho!
Até à próxima

Rubi disse...

Além de tudo, ainda aprendo aqui no teu blog. Conteúdo fantástico. Eu jamais poderia imaginar isso. Espero que não esteja pedindo muito, mas quando puder, poste algumas curiosidades sobre o cinema *---* eu vou adorar!

Até mais!

Niko disse...

Interessante, nem sabia disso!
Cara, eu acho as japonesas muiiiiiito lindas meow!
Aliás, essa da foto acima eu pegava fácil xD

Karla Hack dos Santos disse...

Achei super interessante a informação.. Para ver que tudo tem a sua explicação!

Muito bom!

;D

Equipe Fragg disse...

gostei muito do blog, fala de coisas que eu gosto, curiosidades
segue o meu?
www.blogfragg.blogspot.com

@tulio_rox disse...

Dessa eu não sabia! Um pouco mais de cultura sempre é bem-vinda :)

Se puder retribuir:
entendaque.blogspot.com

OzMose - TClassic disse...

Uia! Essa eu não sabia, mas faz todo sentido!

TClassic
www.ozmosecerebral.com.br

Luua S. disse...

Pois é , li alguns post's e aprendi coisas que nunca imaginava. Como exemplo essa citação dos orientais, morria mais não sabiia o porque dos olhiinhos puxadoos.
Sucesso no bloog ;DD

Lucas S disse...

muito interessante aprendomuitas coisas aqui

Iany disse...

kkkkkkkkkkkk não sabia também
kkkkkk agora estou sabendo
muito bom

http://frahncine.blogspot.com/

www.Mundodse.com disse...

Nossa que coisa interessante, essa é uma das curiosidades mais legais que já vi na net.

;D

Abraço.

iBlogs disse...

Primeiramente parabéns pelo site. O seu post foi escolhido para está entre os melhores links do iBlogs.

Confira em: http://www.iblogs.com.br/

Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site, aumentando a visibilidade dos seus posts.

Estamos esperando seus links.

Obrigado.

Léo disse...

Eu conhecia outra história. Depois que o homem se espalhou a partir da África, os que foram para a Ásia tiveram os olhos reduzidos por causa dos ventos que enchia os olhos de areia. Qual será a certa?

Postar um comentário

  ©Marujo da Net - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo