quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Terraformação de Marte

A Terraformação é uma tecnologia futura ( ainda não temos tecnologia e recursos para aplica-la ) baseada na Astronomia e na Engenharia.
Terraformação, que literalmente quer dizer “transformar na terra”, consiste em pegar um planeta e transforma-lo em um mundo habitável pelos humanos.


Três principais motivos que impedem que planetas sejam terraformados:

  • Tempo: Com as tecnologias que temos hoje em dia levaria milênios para terraformar um mundo de tamanho médio, a humanidade não dispõe deste tempo todo.
  • Distância: Como hoje em dia ainda dispomos de naves e veículos espaciais primitivos não podemos realizar viagens muito longas pelo espaço. Para chegar a Marte por exemplo, um planeta próximo, a viagem com os foguetes atuais levaria 3 anos !!
  • Custo: Ainda não dispomos de dinheiro e recursos suficientes na terra para fazer a terraformação de um planeta. Esse projeto demandaria trilhões e trilhões de dólares e recursos, ainda há muita coisa a ser resolvida aqui na terra primeiro.
Confira abaixo as principais fases pelas quais passa um planeta que está sendo terraformado:

1° Fase: Chegada

Após os especialistas em astronomia encontrarem um bom planeta, os engenheiros de terraformação desembarcam e começam a montar suas bases para o futuro projeto. Como o planeta ainda é hostil, em geral estas bases são subterrâneas e o oxigêncio é artificial.

2° Fase: Matando a Sede

Segundo a astronomia, para que um mundo seja terraformado, seus polos, sua atmosfera ou alguma região devem conter uma boa quantidade de água. Esta água é então transformada no estado líquido e mares começam ser enchidos.

3° Fase: Introdução da Vida

Para que a vida tome conta de um planeta, deve ser introduzida aos poucos, no começo da terceira fase, somente bactérias são usadas, quando o nível de oxigênio subir são introduzidas plantas primitivas tais como samanbaias e no final árvores de vários tipos.

4° Fase: Colonização Humana

A medida que as plantas se expandem e tomam conta da crosta do planeta o oxigênio vai subindo e a temperatura se estabilizando, em pouco tempo passamos a ter chuvas e podem ser introduzidas outras formas de vida: primeiro insetos ( para auxiliar na polinização das plantas ), depois pequenos animais e por fim mamíferos, entre eles nós, humanos. A partir dessa fase prédios, cidades e construções externas podem começar a ser erguidos.

Concepção artística de como seria a Lua depois de terraformada.

Concepção artística de como seria Marte depois de terraformado.

Concepção artística de como seria Vênus terraformado.

10 Comentários:

Darkblog disse...

Nossaa!
Bastante interessante isso heein??
Muito bom mesmo! *-*

Jânio Quadros Notícias disse...

seria meio utópico ou apocalíptico isso não acha? Mas com a andar da vida na Terra, não me surpreenderia se realmente precisar acontecer isso.

Talita xavier disse...

Bastante interessante isso heein??
Muito bom

http://thaa03.blogspot.com/

Victória Andressa disse...

Vai ser bastante complicado e coisa para os nossos descendentes, essa terraformação. Agora que o homem está em processo de destruição da Terra, ele tem que encontrar outro planeta para manter o comportamento. Não acredito nessa que o pensamento vai mudar: o homem sempre vai colocar o desenvolvimento à frente do meio ambiente. Foi assim com Terra e vai ser com qualquer outro planeta que tenha o azar de ser "terraformado".

De:http://nexosereflexos.blogspot.com/
se quiser dá um pulinho!

William disse...

Uma coisa é certa: A verdade está lá fora!
Abraço

leo disse...

será ? acho muito improvavel

Senhor Pepino disse...

é acho que isso seria dado em questão de 1 milenio

Ta Treta disse...

nossa queria ver se realmente chegaremos nesse ponto

Postar um comentário

  ©Marujo da Net - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo